Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Procuração

Boa tarde meninas, tudo bem com vocês ??
Estou cada dia mais ansiosa pelo simples fato do meu embarque estar cada dia mais perto.
Então hoje é vou falar sobre uma dúvida que muitas pessoas têm sobre PROCURAÇÃO.


Uma procuração nada mais é que um documento legal que transfere a alguém (outorgado) poderes para agir no nome de outra pessoa, no caso você (outorgante). Esse documento irá facilitar sua vida no período que estiver fora e precisar resolver alguma pendência aqui no Brasil. Dependendo da procuração, você estará passando poderes plenos para alguma pessoa, por isso aconselho que seja alguém de sua total confiança, como seus pais ou irmãos.

Uma procuração pode servir para várias situações diferentes, portanto se informe qual melhor procuração que se encaixa em suas necessidades.

Existem dois tipos de procuração:
  • Procuração Simples – Irá dar poderes para alguém lhe representar em algum órgão, civil ou comercial. Nela, o seu indicado pode te representar ou administrar os assuntos que nela constarão. Porém, o representante não poderá tomar decisões ou falar por você.
  • Procuração Plenos Poderes – É mais genérica e pode incluir vários interesses, inclusive judiciais. O que evita ter que fazer muitos tipos de procurações. Existem apenas algumas exceções de atividades que não podem ser incluídas nem nessa nem em nenhum tipo de procuração, como o voto.

Essas procurações podem ser:
  • Procuração Pública – Deve ser lavrada em tabelião de notas, no qual seu documento será arquivo no mesmo. É preciso indicar os poderes, gerais ou específicos. Quando gerais, alguns estabelecimentos podem não ser aceitarem por não detalhar exatamente a representação. O tabelião receberá as pessoas interessadas em passar e receber os poderes, e indicará a melhor forma de redação e digitará um modelo de documento. Depois é feita uma leitura, e as pessoas interessadas poderão aprová-lo e o tabelião liberará a procuração na hora. O cartório irá cobrar uma taxa pelo serviço. Geralmente as procurações públicas elas são feitas em situações que a procuração deverá ser consultada por muitas pessoas ou empresas, onde exijam formalidades legais, no caso de retirada de documentos em repartições públicas, representação no Detran, etc.
  • Procuração Particular – É redigida pela própria pessoa que passará seus poderes a alguém e deve ser reconhecida em cartório. Você vai indicar os poderes necessários ao seu representante.

No meu caso, eu escolhi fazer uma procuração pública de plenos poderes. Portanto eu coloquei minha irmã como responsáveis pelos meus "poderes". (uiiiiiiiii ... kkk). Ela compareceu junto comigo ao cartório, ambas munidas das suas carteiras de identidade (RG) e CPF. Solicitei que fosse colocado uma validade de dois anos para essa procuração, pois você pode colocar validade para o documento ou deixar sem período especificado. A procuração fica pronta na hora e o valor dela varia de cidade para cidade, aqui em Santos paguei R$ 174,00.

Já aproveitei a ida ao cartório e já autentiquei meu RG e CPF para deixar com minha irmã. E também fiz uma cópia autenticada do meu passaporte e visto para levar comigo na viagem.

Fica a dica meninas, qualquer dúvida deixem nos comentários.
Um super beijo, fiquem com Deus e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário